segunda-feira, abril 18, 2011

Arezzo: coleção Pele Mania gera polêmica

Ontem um dos assuntos mais comentados foi a coleção da Arezzo, a Pele Mania, lançada no último dia 14 na Flagstore da Oscar Freire. Toda a polêmica gira em torno da escolha dos materiais na confecção das peças: em uma época em que a consciência ambiental está em alta e as it girls vem apostando alto na pele e no couro fakes como tendência - e substituto aos verdadeiros, a marca segue o caminho inverso e lança toda uma campanha trabalhada em pele e couro de ovelhas, coelhos, raposas e cabras.
Não vou ser hipócrita e dizer que as peças são feias, sem graças e todo esse blablablá, afinal a Arezzo é uma marca que sabe o que é bonito - e como FAZER bonito, mas eu não compraria nenhuma dessas  peças por uma questão de puro bom senso. Mas aí, sempre tem um babaca pra dizer "não usa couro e pele, mas come carne"... Muita calma nessa hora, uma coisa é  comer carne e derivados, que são fonte de proteínas e muitos outros nutrientes essenciais, outra totalmente diferente é ostentar peças em cima do sofrimento e morte de animais indefesos por pura vaidade. Já tentei ser vegetariana, mas não consegui substituir os nutrientes, chegando a adoecer, por isso evito carne sempre que posso, mas ainda não pude riscar completamente do meu cardápio.

O poder das redes sociais

Depois de muita polêmica, a Arezzo emitiu o seguinte comunicado no seu Facebook oficial:

Prezados consumidores,

A Arezzo entende e respeita as opiniões e manifestações contrárias ao uso de peles exóticas na confecção de produtos de vestuário e acessórios.

Por isso, vimos por meio deste nos posicionar sobre o episódio envolvendo nossas peças com peles exóticas - devidamente regulamentadas e certificadas, cumprindo todas as formalidades legais que envolvem a questão.
Não entendemos como nossa responsabilidade o debate de uma causa tão ampla e controversa.

Um dos nossos principais compromissos é oferecer as tendências de moda de forma ágil e acessível aos nossos consumidores, amparados pelos preceitos de transparência e respeito aos nossos clientes e valores.
E por respeito aos consumidores contrários ao uso desses materiais, estamos recolhendo em todas as nossas lojas do Brasil as peças com pele exótica em sua composição, mantendo somente as peças com peles sintéticas.

Reafirmamos nosso compromisso com a satisfação de nossos clientes e com a transparência das atitudes da Arezzo.

Atenciosamente,
Equipe Arezzo

Enfim, eu acho que foi meio tarde pra Arezzo "acordar", mas quem sabe eles não aprendem com o prejuízo e deixam de criar produtos com pele e couro de animais? Só o fato da marca ouvir o consumidor e retirar de estoque, pode ser considerada uma vitória.

E vocês? O que acham do uso de peles de animais em acessórios e da atitude da Arezzo de retirar as peças de estoque?

xoxo,
@beeislost
            

Um comentário:

  1. Sim, Bee! Acho que foi legal ao menos retirarem a coleção, mas, por outro lado... Do que adianta? Depois de terem matado os pobrezinhos, ter gerado tamanha polêmica, eles simplesmente retiram e fim? Deveria haver algum tipo de punição para essas coisas. Enfim, sou totalmente contra a acessórios, roupas e afins, feitos com pele de animais. E espero MESMO que todas as pessoas tenham consciência do por quê e não aceitem mais isso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Garotas WHO?

6 meninas e um bilhão de dúvidas. Rímel perfeito ou namorado dos sonhos? Ser geek ou fashionista? Manter cachinhos ou fazer chapinha? Morrer de dieta ou morrer de amor? Lady Gaga ou Winehouse? Rock ou pop? Funk ou Soul? Livros ou cds? Filmes ou séries? Conheça nossa equipe!