sexta-feira, maio 27, 2011

Acredite no poder da internet

O post de hoje é longo, afinal, quando se trata de mídias sociais e internet, nem sempre tudo ficará bem claro.

O que se ouve dizer é "x% da população mundial/nacional não tem acesso à internet", mas felizmente a inclusão digital vem crescendo por vários motivos: desde o apoio do governo (que na minha opinião, ainda é pouco, e quando muito, mal organizado) até a popularização dos computadores, que a cada dia surgem novidades, mas também, a baixa dos preços. Pessoas de diferentes níveis sociais hoje em dia tem computador (ou utilizam lanhouse) e internet -esta que também, com outros planos, está tendo baixo custo. É como ter televisão: difícil ver casas que hoje -independente da vida financeira do morador- não possuam pelo menos uma.

A internet vem mudando vidas, causando polêmicas, dando oportunidades a quem chegou nela apenas por diversão e teve certo empenho, vem tirando o preconceito apenas do uso das mídias rádio/tv/impressa. Hoje da mesma forma que é usada por diversão e interação com pessoas que tenham os interesses em comum com você, ela é sim a forma de renda de muitas pessoas.

Pense nos blogs, nos vlogs, nos publieditoriais... a internet dá diversão, informação, e claro, deixa que o internauta expresse sua opinião, sua reclamação, seu elogio... E a internet pode te levar pra outras mídias. Vitinho, dos "Avassaladores" bombou com o funk "Sou foda" na rede e cantou no Caldeirão do Huck na semana passada. PC Siqueira e Felipe Neto tem programas na televisão. Os dois últimos iniciaram este sucesso com vlogs.








Hoje, qualquer um pode "xingar muito no Twitter" -diferencie "mostrar sua opinião" de "ser preconceituoso", por favor. Mas da mesma forma que ela abre oportunidades, não é tão fácil chegar ao "topo" fazendo algo que não vá gerar "zoação" por parte dos internautas ou fazer algo apenas para chamar a atenção. É fácil chegar ao topo, difícil é se manter nele (palavras da Bee, daqui do blog!). A internet "anda" a milhões, o que é novidade nesta semana, será superado por outra, na seguinte.




Não digo isso apenas para quem usa a internet para "diversão pessoal" e sim por estratégias que podem queimar o marketing da empresa ou queimar "o seu filme". Ou, a própria empresa se queima e faz com que o consumidor-com razão- proteste:



Minha opinião: quer que seu conteúdo seja popular? Preocupe-se então com o conteúdo, na forma de chegar ao internauta e depois nos cliques, pois ao contrário do que muitos pensam, números são relevantes SIM, mas a interação é sempre mais importante. O poder da internet é muito grande, de cliques, de divulgação, é muito alto. Cuidado com o que você escreve. É um veículo maravilhoso, sou totalmente defensora disso em vários aspectos, porém, uma simples foto da rua em que você mora é um perigo SIM, as informações que você posta em seu blog pessoal podem ser lidas por todos se o blog estiver em aberto.

Muitas foram as vezes que eu fui contar algo para algum amigo numa roda de conversa e ele disse que já sabia daquilo pois já tinha lido no meu Twitter ou familiares perguntando se eu estava bem por causa de posts melancólicos no Tumblr. A internet é uma "enciclopédia sem fim", que abre oportunidades, te fará conhecer pessoas maravilhosas, te dá o poder de se expressar e quem sabe, utilizar de toda essa diversão como trabalho?

Sério, crie um blog, um dia voce vai ler tudo que escreveu lá nos mínimos detalhes que com o tempo, você vai esquecer. Veja bem, eu tenho 13 anos e não lembrava de muitas coisas que hoje, eu realmente sinto muita falta. (Você vai crescendo, as responsabilidades vem junto, menos tempo pra muuita coisa!). Mas ainda sim, cuidado.

Conclusão: Tem veículo mais legal que a internet? Te informa, te aproxima de quem está longe e de quem está perto mas não tem tempo para ver, te faz conhecer pessoas maravilhosas com gostos em comum (ou aprender a gostar de coisas que você jamais pensou que iria gostar)... tudo é uma questão de saber usar com cautela ;)


Um beijo da @larsrock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Garotas WHO?

6 meninas e um bilhão de dúvidas. Rímel perfeito ou namorado dos sonhos? Ser geek ou fashionista? Manter cachinhos ou fazer chapinha? Morrer de dieta ou morrer de amor? Lady Gaga ou Winehouse? Rock ou pop? Funk ou Soul? Livros ou cds? Filmes ou séries? Conheça nossa equipe!